Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Agora, segura...

Desde 1998, o San Antonio Spurs é conhecido por crescer nos momentos finais. São quatro títulos desde então. Duncan, Parker e Ginobili sempre aumentaram de produção nos playoffs e o restante da equipe vinha no embalo.

Ninguém poderia imaginar que esse time decisivo, calejado de playoffs, líder da Conferência Oeste na fase de classificação da atual temporada da NBA, poderia cair logo na primeira fase. Pior, contra um time nada tradicional, o Memphis Grizzlies, que nunca venceu uma série de playoffs.

A vitória no Jogo 5 foi importante por si só, já que poderia ter sido a eliminação dos Spurs, por 4 a 1. Mas, o fundamental dessa conquista é que deu ao time do Texas uma motivação e confiança que os fazem entrar, de vez, no ritmo de playoffs. Curiosamente, isso não estava acontecendo. Eles não vinham jogando com a mesma intensidade que estamos acostumados a ver, muito menos, correspondiam ao nível de uma equipe com uma das melhores campanha da NBA.

É claro que não é a primeira vez que uma equipe número um perde para o oitavo colocado na primeira fase dos playoffs. Em 2007, o Dallas Mavericks caiu contra o Golden State Warriors. Nas finais de 1999, o New York Knicks, que mais tarde chegou à final da temporada, superou o líder do lado leste, o Miami Heat. E em 1994, o Denver Nuggets, do ainda desconhecido Dikembe Mutombo, surpreendeu o todo poderoso Seattle Supersonics, da dupla Shawn Kemp e Gary Payton.

De vez em quando acontece, mas não é normal acontecer. Numa série melhor de sete jogos (Heat e Nuggets venceram numa série melhor de cinco) é ainda mais incomum. Um time que consegue a melhor campanha de sua conferência é aquele que mantém a regularidade durante toda a temporada. Custa-se muito perder quatro jogos logo na primeira fase de playoffs. Ainda mais quando estamos falando de um time experiente e com um histórico fantástico nas finais como os Spurs.

O trio Duncan/Parker/Ginobili não chegou a cair de produção nos playoffs, estaticamente falando. Mas, os três jogadores sempre renderam mais nesse momento.

O mais incrível é que os Grizzlies estão sem Rudy Gay e o ala OJ Mayo ainda não está 100%. O pivô espanhol Marc Gasol é quem está fazendo a diferença, parando Duncan na defesa e atacando como nunca fez em sua carreira na NBA. E o ala/pivô Zach Randolph vem sendo bastante consistente, jogando como um All-Star.

Perdendo por 3 a 2 e com o Jogo 6 em Memphis, a situação continua difícil para o San Antonio. Mas lembrem-se, estamos falando dos Spurs.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.