Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

O time da NBA

Pela primeira vez na história, a NBA terá o controle de uma franquia que disputa o campeonato profissional. A Liga anunciou, nesta semana, a compra do New Orleans Hornets e espera, agora, a aprovação do conselho de proprietários.

Essa situação já aconteceu no esporte norte-americano, quando a MLB (Major League Baseball) comprou o Montreal Expos e a vendeu para a criação do Washington Nationals. Dessa vez, no entanto, a NBA não tem o interesse de vendê-la tão facilmente.

Desde o início desta temporada, os Hornets vivem problemas financeiros e o atual dono da franquia, George Shinn, tenta vendê-la, porém, sem sucesso. O co-proprietário do time, Gary Chouest, tinha o interesse na aquisição, mas revelou, recentemente, que retirou sua intenção de comprar a outra parte das ações.

Por esse motivo, o comissário da NBA, David Stern, resolveu assumir o controle dos Hornets, visando “assegurar a estabilidade e o financiamento adequado da franquia”. A Liga, inclusive, já colocou uma pessoa responsável pela administração do “seu” novo time, o advogado Jac Sperling, que também é vice-presidente do Minnesota Wild, da NHL (Natonal Hockey League).

A aquisição feita pela Liga não será definitiva. O intuito da NBA é deixar a franquia mais atrativa para poder achar um comprador no futuro. No momento, os Hornets sofrem com uma crise de público nas partidas em casa. Nesta temporada, a média de torcedores no ginásio foi de “apenas” 13.800 pessoas, que significa pouco para os padrões da liga profissional norte-americana.

Outro fator que pesou na falta de interesse dos compradores foi o anúncio de que o principal jogador dos Hornets, o armador Chris Paul, estava interessado em sair. Paul é um dos grandes nomes da nova geração da NBA e sua saída poderia acabar com todas as chances de uma boa negociação pela franquia.

Segundo algumas fontes, as cidades de Seattle, Kansas City, Anaheim e Las Vegas estão interessadas na compra da equipe. Porém, Stern não é favorável ao deslocamento dos times, situação que já ocorreu algumas vezes com os Hornets. A franquia é original de Charlotte e, em 2002, se mudou para New Orleans. Três anos mais tarde, após o furacão Katrina, o time passou a jogar em Oklahoma City, voltando para Louisiana somente em 2007.

Stern acredita muito no potencial de New Orleans. Em 2009, o comissário organizou o All-Star Game na cidade e o evento foi considerado um sucesso. A NBA revela que possui o apoio tanto da prefeitura de New Orleans quanto do governo do estado da Louisiana e, com isso, está bastante confiante de que essa atitude trará frutos para os Hornets e para a Liga.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.