Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Difícil de não comparar

Há um ano, escrevi um post aqui no Blog Squad sobre o pivô do Portland Trail Blazers, Greg Oden. Lá, eu comparava Oden a Sam Bowie, jogador escolhido pelos Blazers na segunda colocação do Draft de 1984, à frente de ninguém menos que Michael Jordan (o terceiro colocado). Bowie teve uma carreira complicada na NBA, sofrendo diversas lesões e ficando conhecido como uma das piores escolhas da história da loteria.

A comparação com Greg Oden foi, talvez, exagerada na época. Treze anos após a escolha de Bowie, os Blazers escolheram Oden, um excelente pivô da Universidade de Ohio State. A decisão do time de Portland parecia correta, afinal, nunca existirá outro Jordan no mercado e ninguém imagina que um atleta possa sofrer tantas lesões quanto Bowie.

Porém, logo na primeira temporada como novato, Oden sofreu uma lesão no joelho direito e ficou fora de todas as partidas. No ano seguinte, mais uma lesão, dessa vez o pé direito, na estreia dos Blazers diante do Los Angeles Lakers. Foram mais 20 jogos afastado na liga norte-americana. Em 2009/2010, no dia 05 de dezembro (data do meu post), numa partida contra o Houston Rockets, o jogador lesionou o joelho esquerdo e ficou fora das quadras novamente.

Nesta temporada, o pivô nem estreou. Oden ainda sentia a lesão no joelho, por isso, nesta quinta-feira, a diretoria dos Blazers anunciou que ele passará por uma nova cirurgia e não poderá atuar neste campeonato. Incrível!

E, pior de tudo. A escolha número 2 do Draft de 2007 foi o ala Kevin Durant, do Oklahoma City, que não substituirá Michael Jordan, mas pode chegar bem perto disso.

Está cada vez mais difícil de não comparar.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • David vs. Goliath

    Austin Rivers shares words with Kevin Garnett.
  • Wiggins' Athletic Play

    Andrew Wiggins gets a crazy layup to go as he draws the foul.
  • Paul Over Garnett

    Chris Paul sinks the step-back jumper over Kevin Garnett.
  • Clippers vs. Timberwolves

    Chris Paul has 26 points and 14 assists, and the Clippers allow only one field goal in the fourth quarter to outlast the Timberwolves for a 110-105 victory Monday night.
  • Pelicans vs. Mavericks

    Monta Ellis scores a game-high 20 points, Rajon Rondo adds 19 points and the Mavericks race past the Pelicans 102-93 on Monday night.
  • Suns vs. Heat

    Tyler Johnson scores a career-high 26 points, Goran Dragic adds 21 against his former team and the Heat beat the Suns 115-98.
  • Postgame: Tyler Johnson

    Tyler Johnson talks postgame after scoring a career-high 26 points in the Miami win over Phoenix.
  • DeRozan's Season-High

    DeMar DeRozan goes for a season-high 35 points in the Raptors win over the Sixers.
  • Warriors vs. Nets

    Brook Lopez posts 26 points and six rebounds as the Nets beat the Warriors 110-108 at home.
  • Ellis on the Break

    Monta Ellis goes on the fast-break, finishing with a two-handed jam off the pass from Amar'e Stoudemire.
  • Ellis on the Break

    Monta Ellis goes on the fast-break, finishing with a two-handed jam off the pass from Amar'e Stoudemire.
  • Rondo on Clean-up

    Rajon Rondo cleans up Monta Ellis' attempt with a put-back tip.