Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Uma classe muito talentosa

A temporada 2010/2011 da NBA está bem perto de começar e, como em todo ano, muitos jogadores farão sua estreia na maior liga de basquete do mundo. A classe de rookies está cheia de talento e a expectativa é muito grande em cima de muitos deles.

Para começar a lista de novatos, o número um do Draft da temporada anterior, o pivô do Los Angeles Clippers, Blake Griffin, não jogou uma partida sequer no último campeonato, devido a uma lesão no joelho. Dessa maneira, o jogador entra com força total para rechear mais ainda a classe de rookies de 2010.

Outro destaque nessa turma talentosa é o brasileiro Tiago Splitter, que assim como Griffin, passou pelo Draft há um tempo, em 2007. O pivô chega para atuar no San Antonio Spurs nesta temporada com o status de MVP da segunda maior liga do mundo, a ACB da Espanha, e tem grandes chances de brigar entre os melhores novatos este ano.

Além dos dois, os selecionados no Draft em 2010 também são bastante talentosos. Os alas Evan Turner, do Philadelphia 76ers, e Wesley Johnson, do Minnesota Timberwolves, mais o pivô Derrick Favors, do New Jersey Nets, são nomes que devem se sobressair nessa turma.

Agora, o grande destaque entre os novatos desta temporada, com certeza, vai para o quinteto da tradicional Universidade de Kentucky. Desde 1957, 79 atletas de UK já foram “draftados” e pela primeira vez na história da NBA, uma única universidade conseguiu ter cinco jogadores escolhidos na primeira rodada, entre os 30 primeiros colocados, do Draft.

O time comandado pelo técnico John Calipari não conseguiu o título da NCAA (Campeonato Universitário), mas foi a sensação do basquete norte-americano no último campeonato. Fãs de todas as idades, incluindo artistas, rappers e outras celebridades, paravam para ver o jogo rápido e atlético do ala/armador John Wall e seus companheiros.

Wall foi o número um do Draft 2010, escolhido pelo Washington Wizards, e também entrou para a história de Kentucky por esse feito. Antes dele, o pivô Sam Bowie havia sido o melhor “draftado” de UK, sendo a segunda escolha do Portland Trail Blazers, em 1984. O engraçado desse caso, é que na terceira posição, o Chicago Bulls escolheu o ala da Universidade de North Carolina, Michael Jordan. Será que os Blazers se arrependeram disso?

Completando o quinteto de Kentucky, o pivô DeMarcus Cousins foi escolhido na quinta posição pelo Sacramento Kings; o ala/pivô Patrick Patterson foi o 14º pelo Houston Rockets; o armador Eric Bledsoe foi o 18º pelo Oklahoma City Thunder, mas foi trocado para o Los Angeles Clippers; e o pivô Daniel Orton foi o 29º pelo Orlando Magic.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Oop to Capela

    James Harden throws the alley-oop to Clint Capela for the slam.
  • Quick Up the Court

    Jose Barea quickly brings the ball up the floor and dishes to Monta Ellis for the finish at the rim.
  • Pinpoint Alley-oop

    Josh Smith throws the pinpoint alley-oop to Dwight Howard for the massive dunk.
  • Get it to the Big Man

    The Mavericks get the ball to Tyson Chandler for the dunk in the paint.
  • Spin and Slam

    Amar'e Stoudemire spins on the block and rises up for the slam.
  • Drop to Chandler

    Monta Ellis drives and drops the dime to Tyson Chandler for the big finish.
  • Felton Grabs His Knee

    Raymond Felton comes up the floor and grabs his knee at the end of the play.
  • Harden Finds Jones

    James Harden finds Terrence Jones for the slam.
  • Coach Budenholzer Feature

    NBA Coach of the Year Mike Budenholzer sits down with Mike Fratello.
  • Best of Phantom: Warriors vs. Pelicans in Game 3

    Watch the heroics of the Warriors in super slow-motion as they battled back from 20 points down to claim the OT victory in the Bayou.
  • Warriors' Huge Comeback

    The Warriors came back from a double digit deficit in the fourth quarter and Stephen Curry's clutch three tied the game up and sent it to OT.
  • Pelicans on Game 3 Loss

    Monty Williams and Anthony Davis address the media following a tough Game 3 loss to Golden State.