Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Brasileiros avançam nos playoffs

Indiana Pacers e San Antonio Spurs passaram com certa tranqüilidade pela primeira rodada dos playoffs da NBA. Ótima notícia para os brasileiros Leandrinho Barbosa e Tiago Splitter que mantém o sonho de conquistar o título da liga de basquete mais famosa do mundo.

Líder da Conferência Oeste na temporada regular, o San Antonio Spurs “varreu” o Utah Jazz mostrando muita superioridade. A equipe está certinha. O veterano trio formado por Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan está conseguindo manter-se saudável e isso tem feito grande diferença neste momento decisivo.

Além disso, o banco de reservas tem contribuído com eficiência, possibilitando que Duncan possa descansar sem que o ritmo caia. E quando falamos em banco devemos citar jogadores como Stephen Jackson, Matt Bonner, DaJuan Blair, Gary Neal e, claro, Splitter. O brasileiro definitivamente conseguiu mostrar serviço e hoje é fundamental para o esquema do treinador Gregg Popovich.

Na próxima rodada dos playoffs os Spurs medirão forças com o vencedor da equilibrada série entre Los Angeles Clippers e Memphis Grizzlies. Independente do adversário, os texanos são franco favoritos. Indo um pouco mais longe, podemos dizer que se der a lógica, o time de Splitter deverá disputar o título da Conferência contra o Oklahoma City Thunder em igualdade de condições. Ou seja, existe, sim, uma grande chance de termos um brasileiro na grande final da NBA.

Do lado Leste as coisas são um pouco mais difíceis para o Indiana Pacers de Leandrinho. Os Pacers derrotaram o Orlando Magic por 4 a 1 e comprovaram a grande fase da equipe. O quinteto titular é realmente muito bom. A dupla de alas formada por Danny Granger e David West é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores de toda a liga. O jovem pivô Roy Hibbert disputou seu primeiro All-Star Game nesse ano e ganhou confiança. E para completar, o jovem armador Paul George e o experiente George Hill têm sido perfeitos na armação e na transição.

Assim como os Spurs, os Pacers possuem um banco de reservas bem interessante. Destaque para Leandrinho, Darren Collison (decisivo na última vitória) e Tyler Hansbrough que permanecem bastante tempo em quadra, e muitas vezes aceleram ainda mais o ritmo da equipe. Vale ressaltar que Leandrinho caiu como uma luva nos Pacers e seu estilo de jogo é perfeito para o Indiana.

Na próxima fase, o time de Leandrinho terá muita dificuldade contra o favorito Miami Heat. As estrelas de Miami poderão fazer a diferença nesta série, mas os Pacers darão muito trabalho. Será certamente um ótimo confronto. Confesso que estou curioso para assistir a esta série.

As chances de uma final entre brasileiros continua aberta. Vai ser muito difícil, mas quem sabe...

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.