Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Escolhas para o futuro de Nova Orleans

Em vez de continuar afundando as equipes que ainda estão competindo pelo título da NBA com meus posts azarados, resolvi falar de algo que já aconteceu e não tem mais como ser mudado: a loteria do draft! O sorteio já foi feito, na noite de quarta-feira, e agora o New Orleans Hornets só perde a primeira escolha se decidir trocá-la (o que significa que, se o Orlando Magic aparecer oferecendo o Dwight Howard em troca da primeira posição do draft nos próximos dias, não se surpreenda; aparentemente, eu tenho esse tipo de poder) (e, pensando bem, não seria uma troca ruim para nenhum dos dois lados...)

O resultado da loteria gerou alguma especulação de que o sorteio teria sido "armado", já que o Hornets, controlado pela NBA por mais da metade do ano passado, ficou com a primeira posição. Certamente era do interesse do comissário David Stern que New Orleans ficasse com uma escolha de ponta após o suspeito veto à troca envolvendo o Los Angeles Lakers e o Houston Rockets, na pré-temporada, e a subsequente troca realizada com o Los Angeles Clippers. Todavia, quem já acompanhou o processo de perto garante que é impossível de se armar o resultado. Além disso, se a NBA fosse armar o resultado, por que colocaria New Orleans com a primeira e a décima escolha, em vez de a primeira e a quarta, como aconteceu com o Cleveland Cavaliers no ano passado?

A primeira escolha é excelente, e o maior candidato a ela é o ala-pivô Anthony Davis, de Kentucky, embora Thomas Robinson, de Kansas, não seja uma opção ruim nessa posição também. Ambos têm potencial de sobra em quadra e podem desenvolver carisma fora dela para revitalizar o interesse pelo basquete em Nova Orleans. Mas o que New Orleans faz com a 10ª escolha? Com Davis ou Robinson, o Hornets parece bem posicionado em ala-pivô, ala (Trevor Ariza e Carl Landry) e ala-armador (Eric Gordon). Pode claramente melhorar e investir num armador (atualmente, Jarrett Jack, que fez boa temporada, e Greivis Vasquez) e num pivô (atualmente, Chris Kaman e Emeka Okafor). Mas será que o melhor jogador disponível nessa altura do recrutamento será nestas posições? Será que vale a pena arriscar com um armador ou pivô em vez de pegar um ala de melhor qualidade?

Na NBA de hoje, armador é a posição mais importante de todas. Se antigamente vencia o campeonato quem tinha o melhor pivô, hoje em dia a liga é decidida em confrontos entre os "baixinhos" como Tony Parker, Russell Westbrook, Rajon Rondo, Derrick Rose e Chris Paul. O Miami Heat se dá ao luxo de não ter um armador de elite porque Dwyane Wade e LeBron James fazem as vezes de criadores de jogadas, talento também raro entre os alas. Como Gordon, Ariza e muito menos Davis ou Robinson não têm essa capacidade, parece ser a melhor opção ir atrás de um armador. O site Draft Express aponta Damian Lillard, de Weber State, como a melhor opção para o Hornets nessa posição, mas outros armadores de destaque disponíveis são Kendall Marshall, de North Carolina, e Marquis Teague, de Kentucky.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.