Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Feriado providencial (para alguns)

A NBA, em seu contínuo esforço em se conectar com sua base latina de fãs, resolveu celebrar o Cinco de Mayo, feriado nacional mexicano, e dar um dia de folga nos playoffs. Com isso, não haverá jogos nesta quinta-feira (5 de maio), e as séries entre Celtics-Heat e Grizzlies-Thunder só retornam no sábado (7 de maio) – ou seja, são três dias de descanso para estas equipes. Memphis Grizzlies e, especialmente, Boston Celtics dizem: gracias, énebéa!

Curioso que os dois finalistas do ano passado estejam em situação tão adversa nos playoffs. O Los Angeles Lakers precisava demais de uma parada para pensar e respirar, mas não terá este luxo – tanto sua série com o Mavs quanto o confronto entre Bulls e Hawks continuam na sexta (6 de maio), apenas dois dias após seus jogos 2.

A parada estendida foi providencial para Boston. “Valentão da escola” na NBA nos últimos três anos, intimidando rivais com força e jogos mentais, parece ter encontrado seu “Zangief Kid”, para citar um viral bem popular nos últimos tempos. O Miami Heat tem exposto um Celtics envelhecido, incapaz de acompanhar sua exuberância física. Mais do que isso, a autoconfiança quase irracional dos jogadores alviverdes pareceu abalada em momentos decisivos dos dois primeiros jogos.

O tempo de descanso será útil para recuperar as forças dos veteranos e, quem sabe, trazer Shaquille O’Neal de volta – embora haja uma grande dúvida sobre o quão eficiente Shaq pode ser para Boston após tanto tempo parado, sem treinar com os companheiros há meses e numa série contra um time tão veloz. Mais do que descansar, a parada é importante para o técnico Doc Rivers estudar bem como impor seu ritmo de jogo – talvez até incluindo Shaq – e defender a dupla LeBron James/Dwyane Wade sem levar 60 pontos.

O Grizzlies precisa da folga mais para descansar mesmo: vem jogando dia sim, dia não desde o início de sua série contra o San Antonio Spurs, último confronto da primeira rodada a terminar. Em quadra, não parece precisar de tantos ajustes assim. O maior ajuste do Oklahoma City Thunder para o jogo 2, após a derrota no jogo 1, foi em energia. O time inteiro jogou com a vontade que faltou na primeira partida. As surpreendentes atuações de James Harden e Eric Maynor complementaram os 50 pontos da dupla Kevin Durant/Russell Westbrook. E mesmo com uma performance quase completa, OKC ainda teve de suar no final para derrotar Memphis. A noite ruim de Zach Randolph foi mais azar do que mérito de seus defensores – embora Nick Collison e Serge Ibaka mereçam crédito também. Se intensidade e consistência foram os grandes diferenciais do Thunder, três dias de repouso devem ser o suficiente para revitalizar os “ursos” e equiparar os dois times.

Já o Lakers vai ter que arrumar sua bagunça na marra mesmo, e vai ser duro. Não fosse difícil o bastante a missão de vencer duas vezes em Dallas para recuperar o mando de quadra na série, o atual campeão precisa redescobrir sua química em apenas um dia. O time tem movido pouco a bola, explorado mal sua vantagem atlética e demonstrado falta de vontade inacreditável. Pau Gasol perdeu sua confiança e os olhares coléricos de Kobe Bryant só pioram a situação. A última missão do “Mestre Zen” Phil Jackson será, talvez, o maior desafio de sua carreira.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.