Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Longa offseason para o Knicks

A série mais aguardada da primeira rodada dos playoffs 2011 foi justamente a que se encerrou mais cedo: o Boston Celtics não tomou conhecimento do New York Knicks e acabou com os nova-iorquinos em quatro jogos. Agora, o Knicks entra em um verão de incertezas sobre seu futuro, e a direção da franquia tem várias decisões difíceis a tomar.

A varrida sofrida nas mãos do Celtics – ou devemos dizer “as varridas”, já que o Knicks também perdeu todos os confrontos com o rival divisional durante a temporada regular – deixou um gosto ruim nas bocas dos torcedores. Quando esteve completo, no primeiro jogo da pós-temporada, New York ainda deu um susto, quase roubou uma vitória em Boston e nos fez acreditar que teríamos uma grande série. Porém, Chauncey Billups se lesionou, Amar’e Stoudemire idem, e sobrou para Carmelo Anthony carregar o Knicks. Não deu pra ele sozinho.

Ficou claro que o elenco ficou muito enfraquecido com a troca que levou Anthony e Billups a Nova Iorque. O foco na remontagem do grupo precisa ser a defesa; jogadores capazes de cobrir as deficiências defensivas das estrelas do time e também de jogar sem a bola no ataque, os famosos “carregadores de piano”.

Há dúvidas ainda se Melo e Stoudemire, jogadores com contratos garantidos por mais três anos, conseguem atuar juntos – STAT está mais acostumado a jogar ao lado de outros astros, mas também gosta de ser a principal opção ofensiva. O time vai precisar de um ótimo armador para distribuir bem a bola entre a dupla; será Billups este armador? Os rumores são de que a franquia vai negociar uma rescisão contratual e buscar opções no mercado. As opções entre os free agents são fracas: Jamal Crawford, Carlos Arroyo, JJ Barea, Rodney Stuckey, TJ Ford, Mike Bibby, Earl Boykins, Sebastian Telfair, Aaron Brooks, Patty Mills, Chris Quinn, Earl Watson. Ainda tem o Leandrinho, se é que podemos considerá-lo um armador... Com o clima de incerteza por conta do possível locaute, o melhor plano provavelmente é esperar por 2012, quando Chris Paul, Deron Williams e Derrick Rose, entre outros, devem estar disponíveis.

Antes disso tudo, todavia, o Knicks ainda precisa resolver a situação do gerente geral Donnie Walsh e do técnico Mike D’Antoni. Walsh deve receber uma extensão contratual por mais dois anos, recompensa por ter recolocado New York nos playoffs em três anos de trabalho – apesar de ter falhado em seu objetivo maior, obter LeBron James. D’Antoni, por sua vez, recebeu apoio tímido de Carmelo, que disse que lhe dará 100% de suporte “se” – ênfase no SE – o técnico continuar. Aliás, Anthony disse que quer participar de todas as decisões da diretoria na offseason, o que trará ainda mais pressão à franquia para fazer algo grande. Não fosse toda essa situação complicada o suficiente, imagine fazê-lo sob os olhares da imprensa nova-iorquina, que especula 10 cenários diferentes por dia e condena qualquer movimentação antes que ela aconteça...

Boa sorte ao Knicks e seus torcedores nesta longa offseason. A NBA é muito mais divertida quando as grandes torcidas, como Boston, Chicago, Los Angeles, Nova Iorque, etc, estão envolvidas.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.