Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

O mundo dá voltas

Como as coisas se movem rápido nesta temporada da NBA. Mal dá tempo para segurar o fôlego.

Vejamos... Um dos melhores fins de semana das estrelas acontece em L.A, seguido pela conclusão da troca que todos esperavam desde o início do ano (Carmelo Anthony em Nova Iorque), que resultou numa reação em cadeia, com inúmeras transações desesperadas de último minuto. Até onde não houve troca sentiram-se os efeitos: a crise na minha amada Detroit se transformou num boicote ao técnico John Kuester. A isso, se seguiu mais uma enxurrada de rescisões contratuais e contratações de reforços para a reta final. Quando a maré deu uma pequena acalmada e o foco voltou às quadras, tivemos o primeiro jogo oficial de temporada regular da NBA na Europa, no último fim de semana, e uma crise no Miami Heat, com jogadores chorando e tudo.

Ufa! Respirou? Pois é. Vai tentar escrever todo dia repetidos posts sobre os impactos de cada acontecimento! Quando a poeira baixou, um campeonato que estava em aberto ficou ainda mais livre para quem tiver mais vontade de levar. O Boston Celtics não é mais tão favorito no Leste, o New York Knicks entrou de verdade no grupo de candidatos e o Miami Heat, que parecia ter dado um passinho além para virar o time que desejava ser, deu dois passos para trás (ou seriam quatro?). Oklahoma City Thunder e Portland Trail Blazers entraram firme no páreo, enquanto Utah decidiu sair da briga e tentar uma reconstrução sem maiores dificuldades. O Lakers e o Mavs resolveram ficar na mesma, enquanto Chicago Bulls e San Antonio Spurs ainda correm atrás dos últimos reforços para a arrancada.

Todo mundo tem um ponto comprometedor. O Celtics resolveu confiar na saúde de Shaq e Jermaine O’Neal e vai ter que suar se encarar o Orlando Magic, o Knicks ou o Lakers nos playoffs. Será que New York tem defesa suficiente pra segurar Orlando, Chicago e Miami? O Bulls pode ganhar um título com a rotação Keith Bogans-Kyle Korver-Ronnie Brewer na ala? Miami continua com dificuldades embaixo, e o Magic não é mais a mesma máquina de anos anteriores. O Thunder está mais forte, mas terá profundidade e defesa para superar Spurs, Mavs e Lakers? E as pernas de San Antonio – ou melhor, de Manu Ginóbili: aguentam na pós-temporada? Tony Parker já está lesionado... O Lakers parece ter reencontrado o caminho certo, mas ainda tem muita pedreira pela frente. Dallas: desta vez vai ou não vai?

A corrida por posicionamento nos playoffs vai ser interessante, mas desde já fica a expectativa pelos playoffs, onde tudo será resolvido de fato. Pelo menos, o foco voltou pro basquete, que é o que realmente nos interessa...

PS: Passou tão rápido que não deu tempo de admitir que errei feio: o Concurso de Enterradas foi excelente, mesmo com todo o teatro, a preparação toda exibida na internet, etc. Valeu a pena. NBA 1, Adriano 0.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Grizzlies+vs.+Mavericks

    Tyson Chandler and Monta Ellis each score 14 points as the Mavericks defeat the Grizzlies 108-103 Monday night.
  • Kings+vs.+Spurs

    Jeff Ayres scores 15 points, Kyle Anderson adds 14 and the Spurs defeat the Kings in the preseason.
  • Hornets+vs.+Hawks

    Paul Millsap scores 21 points to help lift the Hawks over the Hornets in overtime.
  • DeMarcus+Delivers+the+Reverse

    DeMarcus Cousins gets in the paint and throws down the sick reverse smash.
  • DeMarcus+Delivers+the+Reverse

    DeMarcus Cousins gets in the paint and throws down the sick reverse smash.
  • Rose+and+Irving+Battle

    Derrick Rose drops 30 points for the Bulls, but Kyrie Irving scores 28 points in the Cavs 107-98 win over Chicago.
  • Anderson's+Flying+Finish

    Kyle Anderson finishes the Spurs fast break with the jam with two hands.
  • Bucks+vs.+Knicks

    O.J. Mayo scores 24 points off the bench as the Bucks defeat the Knicks 120-107 Monday night.
  • Sixers+vs.+Nets

    Mason Plumlee goes for 20 points and 17 boards in the Nets preseason win over the Sixers.
  • Bulls+vs.+Cavaliers

    Kyrie Irving stole the show with 28 points to lead the Cavaliers to a 107-98 win against the Bulls on Monday night at Ohio State.
  • Grizzlies+vs.+Mavericks%3a+First+half

    Chandler Parsons leads the Mavericks with 11 points as the Mavericks lead the Grizzlies 57-44 at halftime.
  • Pelicans+vs.+Wizards

    Anthony Davis scores 14 points (all from the first half) as the Pelicans defeat the Wizards 88-84 despite a fourth quarter charge by the Wizards.