Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Enterradas sem surpresa

A NBA anunciou nesta quarta-feira (5 de janeiro) os competidores e as novidades para o Sprite Slam Dunk Contest de 2011, o tradicional concurso de enterradas que acontece anualmente no sábado do All-Star Weekend. Blake Griffin (Los Angeles Clippers), Brandon Jennings (Milwaukee Bucks), JaVale McGee (Washington Wizards) e Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder) serão os competidores. Neste ano, os candidatos contarão com a ajuda de “técnicos” para elaborarem suas enterradas para o evento, e todo o processo será registrado em uma minissérie online. Leia mais, em inglês, aqui.

A lista de competidores não é ruim – tem o homem que todos queriam ver, o calouro Blake Griffin; o pivôzão da vez, McGee, que apesar de grandalhão, tem a agilidade de um ala; Ibaka, que já foi campeão do concurso de enterradas da liga ACB espanhola, em 2009; e Brandon Jennings, que eu nunca vi fazer nenhuma enterrada monstruosa, mas é o baixinho da vez e pode conseguir alguma simpatia como “candidato a zebra”. Entretanto, as mudanças no concurso não me agradaram muito.

A ideia de exibir online toda a preparação para o evento, dando aos fãs a chance de escolher quais enterradas serão usadas no concurso, acaba com todo o fator-surpresa que é parte crucial do torneio. É verdade que o ineditismo já sumiu do Slam Dunk Contest há muito tempo; hoje em dia, a maioria das enterradas que víamos na competição são executadas durante os jogos, e é possível encontrar cravadas ainda mais inacreditáveis com uma simples busca no Youtube. E, para ser justo, foram os próprios jogadores que começaram a “entregar” suas preparações – Dwight Howard, Gerald Green e Rudy Gay fizeram campanhas online nos últimos anos, mostrando seus treinos para o evento com antecedência.

Ainda assim, à primeira vista, a NBA exagerou na sua política de “acesso total” aos fãs. É admirável e inteligente que a liga dê tanta importância à interatividade, mas não dá para evitar a pergunta: pra que vou assistir ao concurso se já sei exatamente o que cada um vai fazer? “Ah, ótimo, ele deu aquela cravada que eu vi em três episódios da minissérie.” A não ser que cada um guarde uma ou outra enterrada “na manga”, ou que um dos competidores roube o lance do outro – será que isso vale?

A inclusão dos treinadores é uma ideia interessante, embora pareça ser apenas mais um “truque”, como a terrível “roda da fortuna” de 2002, que continha lances clássicos do concurso para serem imitadas pelos competidores. Pode ser que as parcerias gerem enterradas mais originais, mas meu temor é que não sejam mais do que uma pequena graça para a minissérie.

Sou fã antigo e incondicional do concurso de enterradas, mas sou uma espécie rara. O Slam Dunk Contest vem sofrendo críticas e perdendo público há duas décadas. Torço para que as mudanças atraiam uma nova audiência, sem alienar admiradores de longa data como eu. Tenho a sensação, porém, que novas mudanças serão necessárias no ano que vem.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.