Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Dia de acertar as contas

Chegou o grande momento! Não, leitor, não falo dos playoffs, muito menos das Finais. Falo do retorno de LeBron James a Cleveland, para enfrentar a equipe que abandonou em julho passado: o Cleveland Cavaliers.

Do jeito que a temporada do Miami anda um marasmo (na parte esportiva; a boataria em torno do time não para), o reencontro entre Rei abdicado e súditos revoltados ganha ainda mais peso. Os torcedores vão vaiar e xingar LeBron desde antes do jogo, quando o ala estiver apenas se aquecendo. Quando ele cumprir seu habitual ritual pré-jogo, de jogar talco para o ar em frente à mesa de pontuação, a torcida vai xingar ainda mais alto. Cada toque na bola será acompanhado de estrondosas vaias, mais fortes do que ele jamais ouviu.

Os jogadores do Cavaliers vão dizer que é “só mais um jogo”, como de praxe, mas não é. Primeiro, porque a atmosfera no ginásio vai motivá-los a jogar como se fosse partida de playoff. Os atletas sabem que, para o público, é uma final. A torcida quer esta vitória mais do que qualquer outra na temporada, para poder esfregar na cara de James: “Nós não precisamos de você!” Segundo, porque por mais que os Cavs continuem amigos de LeBron, eles, no fundo, têm de se sentir um pouco desprezados por terem sido trocados pelo Miami – especialmente após declarações recentes do lateral de que o Heat tinha os melhores jogadores com quem ele já jogou.

A vitória pode ser um marco na temporada de qualquer uma das equipes. Enfrentar uma atmosfera hostil como a que o espera pode unir o Miami Heat mais do que qualquer experiência até aqui, e trazer as forças que o time precisa para deslanchar de vez. Para o Cavs, um triunfo pode ser o que faltava para trazer a confiança da torcida, além de um ponto de partida para produzir uma campanha positiva – no momento, Cleveland tem mais derrotas do que vitórias.

Por outro lado, a derrota do Miami pode trazer consigo a demissão de Erik Spoelstra e mudar radicalmente a direção da equipe. Um revés do Cavaliers devolverá o povo de Cleveland ao sentimento de depressão esportiva que o acompanha há quase meio século, desde que um time da cidade foi campeão nacional pela última vez – mais exatamente, 1964, quando o Browns conquistou o título da NFL.

Vamos ver no que isso vai dar. O jogo acontece nesta quinta-feira (2 de dezembro), às 23h (horário de verão), com transmissão ao vivo para o Brasil no canal de TV a cabo Space. Imperdível!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.