Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

O que há de errado com o Heat?

É o que todo mundo está perguntando por aí. Bom, talvez não todo mundo, mas parece que é – afinal, até o Barack Obama tem uma opinião sobre os males que afligem Miami. E num mundo em que todos têm voz, mesmo que escondidas e sufocadas pelo anonimato e pluralidade da internet, o pânico foi deflagrado pela hipérbole imediatista da mídia.

Todo mundo tem uma teoria. Todo mínimo detalhe é colocado sob um microscópio e vira “o motivo” da má fase. “Eles não têm armador”; “falta força no garrafão”; “o banco é ruim”; “os astros não acreditam no técnico”; “os astros querem Pat Riley no banco”; “o trio não pode jogar junto”.

Eu mesmo posso dizer, por exemplo, que tenho a ligeira impressão de que o trio de astros do Heat não está muito feliz de estar junto. Lembra quando o “Grande Trio” de Boston se uniu em 2007? Os três logo pareciam ser melhores amigos, mostravam grande empolgação em quadra, e seus jogos se encaixaram muito bem. Já Miami parece um time tenso, que está sentindo a pressão sobre seus ombros e não consegue relaxar.

Será culpa das expectativas extremamente altas que mídia e torcida – e eles próprios, que falaram em títulos múltiplos na apresentação – colocaram sobre o time? Será culpa da franquia, que criou um clima de guerra e pressão sobre seu elenco desde o campo de treinamento, realizado numa base militar? Será culpa da fragilidade emocional do trio?

Ou será, SERÁ, que é tudo um grande exagero? Todo mundo sabia que seria uma difícil adaptação para três caras, acostumados a serem as únicas opções de suas equipes, jogarem juntos e dividirem toques. Como alguém poderia esperar 72 vitórias no primeiro ano deste time? O Chicago Bulls de 1996-97, que conseguiu este feito, teve meia temporada para se entrosar após a volta de Michael Jordan ao basquete, em 95.

Na última vez que o Heat reformulou seu elenco completamente, em 2005, a equipe começou a temporada com 11 vitórias e 10 derrotas. Também apanhou do então campeão do Leste, Detroit Pistons, por toda a temporada. E o que aconteceu? Clicou nos playoffs e foi campeão. Títulos não se conquistam em novembro. OK, então eles só engrenaram depois de trocar de técnico... Mas quem garante que será necessário ir tão longe? Da mesma forma, quem garante que uma mudança de comando vai torná-los campeões? Talvez, este seja o time que eles devam ser mesmo, e nossas expectativas que nos enganaram.

O que há de errado com o Miami Heat? Talvez nada. A ver...

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.