600 jogos na NBA, mais um recorde para Leandrinho

Na noite de ontem Leandrinho chegou à marca de 600 jogos na NBA. A partida foi entre Boston Celtics, seu atual time, e San Antonio Spurs, a mesma equipe que o escolheu no draft de 2003. Desde que foi selecionado, o brasileiro está em seu quarto time - Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics, e já foi eleito o melhor sexto homem da temporada 2006/07, quando atuava pelo Suns, no auge da sua carreia.

Selecionado na 28º posição do ano de 2003 pelo Spurs, Leandrinho logo foi envolvido numa negociação com o Phoenix Suns, não atuando pelo time texano. Sua estreia pelo Suns foi justamente contra o San Antonio, time que foi, enquanto esteve no Phoenix, o maior rival da franquia do Arizona. Em janeiro de 2004, o brasileiro conseguiu atingir o recorde de pontos de novato pelo time do Arizona, que perdura até hoje, de 27 pontos, contra o Chicago Bulls. Em 70 partidas, suas médias finais foram de 7,9 pontos, 2,4 assistências e 39,5% nas bolas de três pontos, conseguindo ser eleito um dos 10 melhores novatos da temporada.

Na temporada seguinte, 2004/05, as médias de Leandrinho caíram, exceto a média de rebotes e o percentual de acertos nos lances-livres. Já em 2005/06, Leandrinho mostra sua evolução em decorrência às duas temporadas passadas e mostra que tem um basquete para impressionar a todos. Suas médias aumentaram. De 7,0 pontos, o brasileiro começa a ter uma média de 13,1, 2,8 assistências, 75,5% nos lances-livres e 44,4% nos tiros de três pontos.

O seu quarto ano de NBA, temporada 2006/07, foi decisiva para o auge da carreira de Leandrinho na liga. D’Antoni viu o potencial de Barbosa, fazendo uma estratégia para colocá-lo na concorrência do prêmio de Sexto Homem, o qual foi eleito em Abril de 2007. Sua velocidade impressionou toda a NBA, ganhando o apelido de “Papa-léguas”. Em 80 partidas, Leandrinho foi titular apenas em 18, o restante sempre saiu do banco para ajudar o Suns. Com 32,7 minutos em quadra, ele teve suas maiores médias da carreira até o momento: 18,1 pontos, 4,0 assistências, 84,5% nos lances-livres e 43,4% nas bolas de três. No final da temporada, foram 1444 pontos feitos.

Por mais duas temporadas Leandrinho conseguiu manter uma média boa de pontos, até que na temporada 2009/10 ele não rendeu o esperado e a parceria Phoenix Suns & Leandrinho, que durava sete anos, foi encerrada.

Depois disso, Leandro Barbosa passa pelo Toronto Raptors, ficando duas temporadas na equipe. Mais tarde foi negociado com o Indiana Pacers e, agora, defende um dos times mais tradicionais e vitoriosos da NBA, o Boston Celtics, ao lado de Kevin Garnet, Rajon Rondon e Paul Pierce, tendo médias de 6,8 pontos e 36,8% de acerto nas tentativas de três pontos.

Em toda sua carreira na NBA, Leandrinho acumula 600 jogos, 7432 pontos, 1444 assistências e 853 bolas de três convertidas.

Na sua conta oficial no twitter (@TheBlur_Barbosa), Leandrinho comentou sobre o seu 600º jogo na NBA: “Coincidência ou destino: fui draftado pelos Spurs. Meu primeiro jogo na NBA foi contra os Spurs e completo 600 jogos contra os Spurs.”

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Kobe's+Night

    Kobe Bryant records 26 points and five assists to lead the Lakers over the Jazz.
  • Jazz+vs.+Lakers

    Kobe Bryant scores 26 and Carlos Boozer drops 19 to rally L.A. past Utah on Sunday.
  • Warriors+vs.+Rockets

    James Harden scores 15 points, Trevor Ariza adds 13 and the Rockets defeat the Warriors in the preseason 90-83.
  • Johnson+Jam

    The Lakers force the turnover and Wesley Johnson takes off with the one-hand jam.
  • Hornets+vs.+Bulls

    Kirk Hinrich scores 26 points, Derrick Rose adds 17 points as the Bulls defeat the Hornets.
  • Johnson+Over+Felix

    Ronnie Price makes the steal and dumps the nice dish to a trailing Wesley Johnson who punches it in over Carrick Felix.
  • Kobe+And-one

    Kobe Bryant draws the contact off the pump-fake and banks in the and-one bucket.
  • Kobe+And-one

    Kobe Bryant draws the contact off the pump-fake and banks in the and-one bucket.
  • Burks+Crosses+Kobe

    Alec Burks shakes Kobe Bryant with the sick crossover and goes in for the smooth lay-in plus one.
  • Jazz+vs.+Lakers%3a+First+Half

    The Jazz lead the Lakers at halftime 54-38.
  • Bryant+Dimes+Boozer

    Kobe Bryant drops off the sweet behind-the-back dime to Carlos Boozer for the driving deuce.
  • Bryant+Dimes+Boozer

    Kobe Bryant drops off the sweet behind-the-back dime to Carlos Boozer for the driving deuce.