Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

100% NBA no Brasil

Tive a grande oportunidade de comparecer no lançamento do evento “NBA 3X” aqui em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. A liga norte-americana está organizando um torneio de 3x3 (jogos de basquete em trios), que será realizado no Parque Villa Lobos nos dias 14, 15 e 16 (sexta-feira, sábado e domingo).

A iniciativa da NBA de realizar um evento no Brasil mostra o quão importante é o mercado brasileiro em comparação ao mundo e, principalmente, o reconhecimento do bom momento que atravessa o basquete nacional.

A NBA montou um belíssimo cenário no Parque Villa Lobos, com o “know-how” da maior liga esportiva do mundo. Eles trouxeram o mascote do Atlanta Hawks, o falcão Harry, e as dançarinas do Brooklyn Nets para agitarem o público que acompanha o evento. Além disso, o pivô da Seleção Brasileira e do San Antonio Spurs, Tiago Splitter, também irá participar dos três dias de evento.

Essas não são as únicas atrações do “NBA 3X”. O público poderá aproveitar também todo o entretenimento que foi montado em volta dos campos de jogo, com videogames, máquinas de arremesso, paineis com os jogadores em tamanho real, a possibilidade de ver de perto o trofeu dourado de campeão da liga e os produtos da loja oficial da NBA, administrada pela Netshoes.

Tudo isso agregado à competição, que deverá pegar fogo nos três dias. Dezenas de trios estão inscritos e foram divididos em competições masculinas e femininas de diferentes faixas etárias: 12 a 14 anos, 15 a 17 anos e maiores de 18 anos.

Segundo o próprio comissário da NBA, David Stern, costuma dizer, em poucos anos poderemos acompanhar uma partida real entre equipes da liga americana aqui no Brasil, como a entidade já faz no México, na Europa e na China. Enquanto esse dia não chega, vale a pena ir ao Parque Villa Lobos e sentir um pouquinho do que a NBA é capaz de fazer.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.